segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Conheçam quem é quem no processo de formação de condutores!

Condutores, vocês são o centro do processo de formação de motoristas! Quando um aluno reprova ele nao reprova sozinho! Não se alienem! Blog Aprendendo a Dirigir: educação para o trânsito com responsabilidade social.

sábado, 13 de outubro de 2012

Conheça as ações sociais e campanhas do Blog Aprendendo a Dirigir

Conheça o trabalho voluntário do Blog Aprendendo a Dirigir: acolhimento emocional, aprendizagem significativa e direção defensiva para evitar traumas e acidentes durante a fase de aprendizagem da direção veicular. Educação Para o Trânsito nas redes sociais com responsabilidade social.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vídeo das ações sociais e campanhas do Blog Aprendendo a Dirigir

Conheça o trabalho voluntário do Blog Aprendendo a Dirigir: acolhimento emocional, aprendizagem significativa e direção defensiva para evitar traumas e acidentes durante a fase de aprendizagem da direção veicular. Educação Para o Trânsito nas redes sociais com responsabilidade social.

sábado, 6 de outubro de 2012

RODAS DE CONVERSAS DO BLOG APRENDENDO A DIRIGIR COM INSTRUTORES, GESTORES DE CFC E DETRAN' S

RODA DE CONVERSAS DO BLOG APRENDENDO A DIRIGIR COM INSTRUTORES, GESTORES DE CFC E DETRANS O Blog Aprendendo a Dirigir tem um projeto que se chama RODA DE CONVERSAS que incluem palestras, oficinas pedagógica de trânsito, painéis e workshops em que debate com gestores de CFC, instrutores e de trânsito e autoridades ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito sobre os principais aspectos pedagógicos da aprendizagem veicular com foco na aprendizagem significativa dos fundamentos da direção veicular. Alguns pontos a serem debatidos: - O aspecto pedagógico na legislação de trânsito no que se refere aos CFC´s - Atividade de ensino (interessa mais ao instrutor) ou atividade de aprendizagem (interessa ao aluno)? - Formação (permanente) e qualificação (permanente)do instrutor - Principais teorias de ensino e aprendizagem - Emoções envolvidas na aprendizagem - Relacionamento instrutor x aluno (acolhimento emocional, medo de dirigir) - A perspectiva dos instrutores está alinhada com as perspectivas e expectativas de gestores de CFC e dos alunos? - Que motoristas estamos FORMANDO? - Qual o compromisso dos CFC´s e dos DETRAN´s na década de ações para a segurança no trânsito (2011-2020) e para o futuro? - Como os CFC´s estão fazendo a gestão do processo e do plano pedagógico? - Método decomposto de aprendizagem veicular com foco na aprendizagem significativa: o que podemos aprender com isso? - O alto índice de reprovações nos exames de direção em todo o Brasil e o que isso representa como indicador para o trabalho dos CFC´s e seus profissionais? Os contatos para interessados pode ser feito aqui pelo blog, pelo email thesys@uol.com.br, por meu perfil e grupo Aprendendo a Dirigir no Facebook e pelo blog de palestras e consultoria do Grupo Aprendendo a Dirigir neste link: http://marciapontespalestraseconsultoria.blogspot.com.br/ Pela aprendizagem significativa já na aprendizagem da direção veicular! Aprender a dirigir tem que ser para a vida toda e não só para passar na prova!

Campanha do Blog Aprendendo a Dirigir pela Aprendizagem Significativa nas aulas práticas de direção nos CFC's

Uma campanha do Blog Aprendendo a Dirigir pelo fim do adestramento do aluno nas aulas de direção!
Instrutor, só ensine ao seu aluno o que você faz no trânsito. Você conta voltinhas para fazer baliza? Você decora seu carro com adesivos color idos como referência para estacionar? Isso não é aprendizagem significativa! Considere ensinar os pontos de referência universais de cada fundamento e manobra. Gestores, Detrans, porquê será que os índices de reprovação nas provas de direção beiram o absurdo? Os Detrans tem que cobrar dos gestores de autoescola o compromisso com a aprendizagem significativa, os gestores de CFC tem que investir, revisar, atualizar os planos pedagógicos das autoescolas, incentivar a formação permanente dos instrutores, investir nisso, os instrutores precisam de estímulos para superarem as dificuldades da profissão (todas elas, e olha que são muitas como vc sabe). Esse modelo arcaico de ensino de direção veicular focado na memorização e no adestramento não funciona mais. Os altíssimos percentuais de reprovação em todo o Brasil mostram isso claramente. Ou o assunto é levado a sério por todas as esferas que tratam da aprendizagem veicular no Brasil ou a situação foge de controle. Fiz disso compromisso existencial. Sei da luta e das dificuldades dos instrutores e se muitos ainda ensinam assim não é por "culpa" exclusiva deles, mas sim da falta de integração entre o sistema. Mas estamos aí na luta. Bjs