quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pelo fim do adestramento dos alunos nas aulas práticas de direção! Inove pedagogicamente!

Uma das causas dos altos índices de reprovação nos testes práticos de direção está no adestramento dos alunos, ou seja, nas práticas ultrapassadas de ensinar a dirigir utilizando a memorização, o decoreba.

Você, instrutor, quando faz baliza conta as voltinhas no volante? Claro que não! Então porquê ensinar os alunos a fazerem baliza deste jeito?

Você decora o interior do seu carro com marcações e fitinhas coloridas para saber o ponto exato de manobrar? Então porquê os alunos ainda tem de aprender dessa forma?





Toda aprendizagem somente se tornará significativa se o aluno aprender a construir os conceitos, torná-los significativos e conseguir aplicá-los no dia a dia, seja nas aulas ou no ato de dirigir depois de habilitado. 

Pois é desta forma que se ensina a dirigir nos países de plataforma cultural voltada para a aprendizagem significativa! 

Se o modo como você ensina interessa só ao instrutor, trata-se de uma atividade de ensino e não de aprendizagem, pois não é significativa, não faz sentido para o aluno! 

Todo instrutor necessita despertar em seu aluno o interesse, a intencionalidade e os motivos para aprender a dirigir e não é com métodos tradicionais que vai conseguir isso. 

É investindo na atualização sobre os métodos de ensino e de aprendizagem da direção veicular, na afetividade no relacionamento entre professor e aluno, em noções de aprendizagem significativa. 

Como você lida com o medo de dirigir do seu aluno?

Você se antecipa às necessidades do seu aluno?

Você sabe lidar com os diferentes perfis de alunos?

Ou aplica a sua didática única, de forma linear e generalizada à todos?

Fiquem atentos às próximas postagens para conhecer mais sobre aaprendizagem significativa e o método decomposto de aprendizagem veicular.



Nenhum comentário: