sábado, 4 de maio de 2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PEDAGÓGICO PARA CFC's



PLANEJAMENTO: “é o processo de estabelecer objetivos ou metas para a empresa e de determinar os meios pelos quais a empresa irá atingi-los” (VAN DER BERCK, 2001, p. 21). Inclusive os objetivos pedagógicos, no caso dos Centro de Formação de Condutores (CFC’s) diante dos altos índices de reprovação nos testes práticos do Detran.

ESTRATÉGIA: representa o conjunto de objetivos, fins ou metas, mas também as políticas e os planos mais importantes para alcançá-los. “A estratégia de uma empresa afeta o planejamento de curto e longo prazo e é por meio deles que o planejamento da empresa é expresso” (HORNGREN et al., 2004, p. 166). Inclusive, a estratégia pedagógica para ensinar e aprender a dirigir.

Um CFC que não planeja estrategicamente suas ações pedagógicas presentes e futuras, na iminência de um fato imprevisto, apenas reage à ele num ambiente de incertezas.

O sistema de Planejamento Estratégico do CFC requer ações integradas, conectadas entre si para organizar todas as tarefas e garantir a eficiência operacional e pedagógica.

COMO COMEÇAR

Comece definindo os objetivos organizacionais globais do seu CFC, aqueles que os gestores pretendem alcançar a longo prazo. Estabeleça a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos, inclusive os pedagógicos (TACHIZAWA e RESENDE, 2000).

Defina a missão do seu CFC; a visão do seu CFC e os valores e metas da sua autoescola. (OGDEN JUNIOR, 2003).

Você conhece os pontos fortes e fracos do seu CFC? Reconhece as oportunidades e ameaças num cenário altamente competitivo?

CONTROLE INTERNO: avaliar se os objetivos traçados pelo CFC  estão sendo atingidos, se precisam ser reavaliados e de que forma podem cumprir com as finalidades a que se destinam.

Se a missão da sua autoescola é formar condutores, o que a sua equipe como um todo está fazendo? 

O ensino é tradicional? Memorizador? Transferidor de conteúdos? 

Então, comece a pensar seriamente num planejamento estratégico pedagógico!



Nenhum comentário: