PALESTRA DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES EM VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO (MT)
Palestrante: Márcia Pontes
Promoção e realização: Centro de Formação de Instrutores de Trânsito Interlagos
Dia: 15/06/2013
Horário: 7:30h
Local: Centro de Formação de Instrutores de Trânsito INTERLAGOS
Endereço: Av. Castelo Branco, 556, Centro, Várzea Grande- MT. Próximo ao Terminal Rodoviário Blairo Maggi.
Temas abordados: Postura
profissional; medo de dirigir e acolhimento emocional ao aluno;
aprendizagem significativa; formação e qualificação permanente do
instrutor; que alunos estamos formando?
Participantes: aproximadamente 50 pessoas
Somente para Instrutores Inscritos no curso de RECICLAGEM para
Instrutores e Diretores de Trânsito (de acordo com a portaria
063/DP/Detran/MT) aberto para todo estado de Mato Grosso (MT).
Inscrições até 03/06/2013.
Telefone para Contato: (65)3029-3555 (Dinah/Natália)
Email para mais informações: cfiinterlagos@hotmail.com
Este é o blog de trabalho da educadora e especialista em trânsito, Márcia Pontes. Autora do Blog, dos livros Aprendendo a Dirigir, Acolhimento Emocional para Vencer o Medo de Dirigir e Controle de Embreagem. Atendimento de coaching emocional e aulas práticas para a superação do medo de dirigir. Blumenau (SC). Pelo Método Decomposto de Ensino e Aprendizagem Significativa e Preventiva da Direção Veicular. Fone (47) 9936-8404.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
Parada pedagógica pela melhoria do ensino e fim do adestramento do aluno em Mato Grosso do Sul
Condutores,
peço desculpas pela ausência nas últimas semanas, mas estava me preparando para um momento muito importante para todos nós, alunos, instrutores, gestores de CFC, diretores gerais e de ensino. Uma parada pedagógica pelo fim do adestramento do aluno nas aulas de direção e a busca de melhorias permanentes no processo pedagógico que possibilite a aprendizagem significativa da direção veicular.
Voando para Mato Grosso do Sul a convite do Detran MS: palestra com
cerca de 115 CFCs, que totalizam 806 participantes entre instrutores e
diretores geral e de ensino.
A atualização, prevista na Resolução n.º
358/10 do Contran, é voltada aos Centros de Formação de
Condutores, que reincidiram seis ou mais vezes no índice de aprovação
estando abaixo dos 60% nos exames teóricos/técnicos e/ou direção
veicular.
3ª Atualização Extraordinária de Instrutores e Diretores dos
Centros de Formação de Condutores (CFC).
Dia 14 de maio, 3ª feira, no
Grand Park Hotel, durante todo o dia.
Um momento histórico para debater o
modo como se ensina e se aprende a dirigir no Brasil.
sábado, 4 de maio de 2013
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PEDAGÓGICO PARA CFC's
PLANEJAMENTO: “é o processo de estabelecer objetivos ou metas para
a empresa e de determinar os meios pelos quais a empresa irá atingi-los” (VAN
DER BERCK, 2001, p. 21). Inclusive os objetivos pedagógicos, no caso dos Centro
de Formação de Condutores (CFC’s) diante dos altos índices de reprovação nos
testes práticos do Detran.
ESTRATÉGIA: representa o conjunto de objetivos, fins ou metas, mas
também as políticas e os planos mais importantes para alcançá-los. “A
estratégia de uma empresa afeta o planejamento de curto e longo prazo e é por
meio deles que o planejamento da empresa é expresso” (HORNGREN et al., 2004, p. 166). Inclusive, a
estratégia pedagógica para ensinar e aprender a dirigir.
Um CFC que não planeja
estrategicamente suas ações pedagógicas presentes e futuras, na iminência de um
fato imprevisto, apenas reage à ele num ambiente de incertezas.
O sistema de Planejamento
Estratégico do CFC requer ações integradas, conectadas entre si para organizar
todas as tarefas e garantir a eficiência operacional e pedagógica.
COMO COMEÇAR
Comece definindo os objetivos organizacionais globais do seu CFC, aqueles
que os gestores pretendem alcançar a longo prazo. Estabeleça a ordem de
importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos, inclusive os
pedagógicos (TACHIZAWA e RESENDE, 2000).
Defina a missão do seu CFC; a visão do seu CFC e os valores e metas da
sua autoescola. (OGDEN JUNIOR, 2003).
Você conhece os pontos fortes e fracos do seu CFC? Reconhece as
oportunidades e ameaças num cenário altamente competitivo?
CONTROLE INTERNO: avaliar
se os objetivos traçados pelo CFC estão
sendo atingidos, se precisam ser reavaliados e de que forma podem cumprir com
as finalidades a que se destinam.
Se a missão da sua autoescola é formar condutores, o que a sua equipe como um todo está fazendo?
O ensino é tradicional? Memorizador? Transferidor de conteúdos?
Então, comece a pensar seriamente num planejamento estratégico pedagógico!
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Faça o Planejamento Estratégico Pedagógico da sua autoescola!
Se o seu CFC está enfrentando problemas com aprovação dos alunos nos testes práticos de direção é sinal de que alguma coisa precisa ser revista na parte pedagógica.
Seus objetivos pedagógicos estão bem definidos?
Seu plano pedagógico está revisto e atualizado?
Como incentivar a equipe de instrutores?
Como investir em formação e qualificação permanente sem gastar muito?
Qual a missão do seu CFC?
Qual a marca da sua responsabilidade social na Década das Ações de Segurança no Trânsito (2011-2020)?
Como destacar o seu CFC e deixar de ser só mais uma autoescola em meio a tantas outras?
Consulte-nos e faça um orçamento sem compromisso para conhecer as vantagens do Planejamento Estratégico Pedagógico.
Pelo fim do adestramento dos alunos nas aulas práticas de direção! Inove pedagogicamente!
Uma das causas dos altos índices de reprovação nos testes práticos de direção está no adestramento dos alunos, ou seja, nas práticas ultrapassadas de ensinar a dirigir utilizando a memorização, o decoreba.
Você, instrutor, quando faz baliza conta as voltinhas no volante? Claro que não! Então porquê ensinar os alunos a fazerem baliza deste jeito?
Você decora o interior do seu carro com marcações e fitinhas coloridas para saber o ponto exato de manobrar? Então porquê os alunos ainda tem de aprender dessa forma?
Toda aprendizagem somente se tornará significativa se o aluno aprender a construir os conceitos, torná-los significativos e conseguir aplicá-los no dia a dia, seja nas aulas ou no ato de dirigir depois de habilitado.
Pois é desta forma que se ensina a dirigir nos países de plataforma cultural voltada para a aprendizagem significativa!
Se o modo como você ensina interessa só ao instrutor, trata-se de uma atividade de ensino e não de aprendizagem, pois não é significativa, não faz sentido para o aluno!
Todo instrutor necessita despertar em seu aluno o interesse, a intencionalidade e os motivos para aprender a dirigir e não é com métodos tradicionais que vai conseguir isso.
É investindo na atualização sobre os métodos de ensino e de aprendizagem da direção veicular, na afetividade no relacionamento entre professor e aluno, em noções de aprendizagem significativa.
Como você lida com o medo de dirigir do seu aluno?
Você se antecipa às necessidades do seu aluno?
Você sabe lidar com os diferentes perfis de alunos?
Ou aplica a sua didática única, de forma linear e generalizada à todos?
Fiquem atentos às próximas postagens para conhecer mais sobre aaprendizagem significativa e o método decomposto de aprendizagem veicular.
PLANO PEDAGÓGICO DO CFC
Mais do que uma exigência legal para o credenciamento do seu Centro de Formação de Condutores, o plano pedagógico é a carta de navegação da sua autoescola.
O plano pedagógico define todas as ações que envolvem o ensino e a aprendizagem da direção veicular de acordo com a proposta de FORMAR cidadãos para o trânsito.
Mais do que uma empresa ou um negócio, o CFC tem a marca do compromisso pedagógico que os torna empreendedores-educadores.
As autoescolas vencedoras sabem que a preocupação em preparar os futuros motoristas para os desafios do trânsito faz parte de seu compromisso e de sua responsabilidade social.
Entre em contato e conheça mais sobre os serviços de consultoria pedagógica com foco na aprendizagem significativa em substituição aos métodos de adestramento que refletem os altos índices de reprovação nas provas práticas.
Livro Aprendendo a Dirigir: um guia prático de exercícios para quem tem medo de dirigir
O primeiro livro registrado no Brasil sobre o método decomposto de aprendizagem veicular, método fundamentado na aprendizagem significativa e acolhimento emocional a quem tem medo de dirigir.
Conheça a loja virtual e obtenha mais informações sobre o livro em: http://aprendendoadirigir.loja2.com.br/1240983-Livro-Aprendendo-a-Dirigir
Assinar:
Postagens (Atom)