PLANEJAMENTO: “é o processo de estabelecer objetivos ou metas para
a empresa e de determinar os meios pelos quais a empresa irá atingi-los” (VAN
DER BERCK, 2001, p. 21). Inclusive os objetivos pedagógicos, no caso dos Centro
de Formação de Condutores (CFC’s) diante dos altos índices de reprovação nos
testes práticos do Detran.
ESTRATÉGIA: representa o conjunto de objetivos, fins ou metas, mas
também as políticas e os planos mais importantes para alcançá-los. “A
estratégia de uma empresa afeta o planejamento de curto e longo prazo e é por
meio deles que o planejamento da empresa é expresso” (HORNGREN et al., 2004, p. 166). Inclusive, a
estratégia pedagógica para ensinar e aprender a dirigir.
Um CFC que não planeja
estrategicamente suas ações pedagógicas presentes e futuras, na iminência de um
fato imprevisto, apenas reage à ele num ambiente de incertezas.
O sistema de Planejamento
Estratégico do CFC requer ações integradas, conectadas entre si para organizar
todas as tarefas e garantir a eficiência operacional e pedagógica.
COMO COMEÇAR
Comece definindo os objetivos organizacionais globais do seu CFC, aqueles
que os gestores pretendem alcançar a longo prazo. Estabeleça a ordem de
importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos, inclusive os
pedagógicos (TACHIZAWA e RESENDE, 2000).
Defina a missão do seu CFC; a visão do seu CFC e os valores e metas da
sua autoescola. (OGDEN JUNIOR, 2003).
Você conhece os pontos fortes e fracos do seu CFC? Reconhece as
oportunidades e ameaças num cenário altamente competitivo?
CONTROLE INTERNO: avaliar
se os objetivos traçados pelo CFC estão
sendo atingidos, se precisam ser reavaliados e de que forma podem cumprir com
as finalidades a que se destinam.
Se a missão da sua autoescola é formar condutores, o que a sua equipe como um todo está fazendo?
O ensino é tradicional? Memorizador? Transferidor de conteúdos?
Então, comece a pensar seriamente num planejamento estratégico pedagógico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário